SOBREVIVÊNCIA NA SELVA – SINALIZAÇÕES
SINALIZAÇÕES
Em uma sobrevivência na selva e após uma aterragem forçada, desde que possível, prefira permanecer alguns dias junto ao avião, pois sua localização será muito mais fácil. Por outro lado, procure desde logo, estabelecer uma comunicação pelo RÁDIO e preparar SINALIZAÇÕES VISUAIS. Para tanto proceda da seguinte maneira:
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Coloque objetos brilhantes, ou de coloração viva sobre a asa do avião e ao redor do mesmo. Chapas de carenagem postas com o lado sem pintura virado para cima, constituem-se em bons refletores e, por isso, serão mais facilmente visíveis do ar. Objetos cujas cores contrastem com o verde das árvores e do capim, ajudam muito a sua localização. Utilize os sinais para improvisação de suas mensagens no solo.
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Distribua diversas fogueiras, num raio de 50 a 100 metros do avião, de maneira que possam ser rapidamente ativadas quando algum barulho de socorro vier a ser percebido durante o dia ou à noite.
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Próximo a uma dessas fogueiras, mantenha duas latas contendo, respectivamente, óleo de lubrificação e água. Durante o dia utilize fumaça, à noite, uma chama. Para produzir fumaça negra empregue óleo ou pedaços de borracha; para fazer fumaça branca ponha no fogo folhas verdes, musgo ou pequenas quantidades de água. Desarrume o máximo possível o local onde se encontra, tomando seu aspecto pouco natural.
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Economize combustível. Os artifícios pirotécnicos, tais como os foguetes e as bombas de fumaça, devem ser conservados secos; caso estejam úmidos deixe-os ao Sol durante o dia. Utilize-os somente quando avistar ou ouvir o ruído das aeronaves. Faça sinais ou com uma lanterna elétrica de mão.
- ESPELHO:
Segure o espelho a poucos centímetros de distância de 10 cm da face e veja a aeronave através do visor (orifício central). O facho luminoso que passa pelo orifício projetar-se-á na sua face em sua mão ou no seu peito; enquanto você mantém em mira a aeronave visada através do visor. Na falta do espelho, improvise com uma lata, fazendo pequeno orifício no centro da tampa em forma de cruz.
Nos dias enevoados, as aeronaves de busca poderão perceber o reflexo do espelho muito antes dos sobreviventes avistarem-nas; para tal, direcione o reflexo do espelho para o lado de onde provém o ruído dos motores, mesmo sem as avistar. O espelho de sinalização tem um alcance de 10 milhas, quando o dia estiver bem claro.
LANTERNA ELÉTRICA DE MÃO
Utilize-a para fazer sinais á noite ou em dias enevoados.
Há alguns tipos de lanternas, à pila, que são à prova d´água, tendo uma duração aproximada de 8 a 12 horas.
CARENAGEM E PARTES DA AERONAVE
Utilize-as com a parte refletora, sem pintura, para cima; use-as também, para fazer sinais de salvamento.
RÁDIO TRANSMISSOR DE EMERGÊNCIA (RÁDIO BEACON) – MODELO RESCUE 99
Operação em Terra
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remover as fitas que seguram a antena
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desenrolar a linha do transmissor
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retirar o invólucro inferior
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adicionar água fresca ou qualquer outro tipo de líquidos tais como chá, café, sopa ou urina (qualquer líquido à base de água – não alcoólico), até que a quantidade de líquido cubra os dois orifícios que ficam sob o receptáculo onde está alojada a bateria;
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recolocar o invólucro inferior e colocá-lo sobre uma pequena elevação numa área descoberta.
O sinal de SOS do rádio de emergência, é recebido nas frequências de 121.5mhz (civil) e 243mhz (militar). Mantenha-se alerta especialmente durante os períodos internacionais de silêncio, que vai dos 15 aos 18 e dos 45 aos 48 minutos, depois de cada hora cheia (horário no Ocidente) e dos 00 aos 03 e dos 30 aos 33 minutos, depois de cada hora cheia (horário Oriental).
Quando for utilizado rádio, fonia, o código para pedido de socorro é MAYDAY.
PÓ MARCADOR (CORANTE DE MARCAÇÃO)
Utilizar quando avistar ou ouvir uma aeronave. Somente durante o dia, sendo que demora algum tempo para dissolver e tornar-se visível.
O corante de sinalização, ao ser colocado na água, produz uma mancha verde, que pode ser avistada a longa distância, permanecendo dependendo da correnteza, por até 3 horas.
Este sinalizador tem um alcance aproximado de 10 milhas.
QUADRO DE SINAIS VISUAIS TERRA – AR PARA SEREM USADOS PELOS SOBREVIVENTES
SINAIS DE BUSCA E SALVAMENTO
I – PÁGINA 93
SINALIZAÇÃO ENTRE AERONAVE SAR E SOBREVIVENTES
- procure observar se foi compreendido pela aeronave SAR.
MENSAGEM RECEBIDA E ENTENDIDA
DE DIA ou com LUAR FORTE
- movimento do avião balançando as asas lateralmente, de dia ou noite com luar forte.
DE NOITE
- Fazendo SINAIS VERDES com uma lâmpada ou com pirotécnico.
MENSAGEM RECEBIDA E NÃO ENTENDIDA
- a aeronave deverá indicar que os sinais foram recebidos e não entendidos por:
DE DIA ou com LUAR FORTE.
- fazendo uma curva de 360° pela direita
DE NOITE
- Fazendo sinais vermelhos com uma lâmpada ou com pirotécnico. Procedimento padrão da aeronave.
SINALIZAÇÃO COM PIROTÉCNICOS SOBREVIVENTES
Os artifícios pirotécnicos, são fumígenos que podem ser avistados à distância. Há diversos tipos; um desses sinais tem a particularidade de ser luminoso nume extremidade, e na outra, produzir fumaça.
Se for durante o dia, utiliza-se a extremidade com fumaça; se à noite, a luminosa (faísca).
O lado da tampa com pequenas saliências (áspero – alto-relevo) indica o lado do sinal luminoso e a extremidade oposta é o da fumaça (liso).
Para acionar qualquer das extremidades, procede-se da seguinte maneira:
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Retirar a tampa da extremidade a ser acionada;
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Afastar o mais longe possível do rosto, o pirotécnico, estendendo o braço para cima e procurando fazer um ângulo de 45º com o corpo;
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Desdobrar o sistema que segura o detonador (alça de detonação) e puxá-lo com força de forma a liberá-lo para detonar a carga;
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Utilizar algum pano para proteção contra o calo que se desenvolve durante o acionamento. Quando usar a extremidade que produz fumaça, colocar o sinal a favor do vento.
Um determinado modelo nacional possui uma única extremidade útil, acumulando as sinalizações, luminosa e com fumaça (noite/dia). Deve-se ter cuidado ao utilizá-lo. Não se deve ficar segurando-o depois de acionado; deve-se colocá-lo sobre uma pequena elevação de fácil visualização do alto.
Tenha o máximo cuidado para que o material pirotécnico não ocasione incêndio.
Os pirotécnicos têm um alcance de 50 quilômetros.
VERDE = ENTENDIDO
VERMELHO = NÃO ENTENDIDO OU NECESSITANDO AUXÍLIO
AERONAVE SAR
VERDE = AVISTADOS OU ENTENDIDOS OS SINAIS
VERMELHO = NÃO ENTENDIDOS OU NÃO LOCALIZADOS OS SOBREVIVENTES
APITO
- Utilizado para a comunicação entre grupos.
SALVAMENTO POR HELICÓPTERO – RECOMENDAÇÃO ESPECIAL
Não se esqueça de que você pode ser o homem-chave da operação de salvamento. Auxilie as “equipes de salvamento” na faina (tarefa) de localizá-lo e acate as suas instruções quando for, por elas, avistado.
Não se deixe levar por excessos de alegria ou, de um modo geral, por descontrole nervoso, quando perceber que foi avistado ou quando a “equipe de salvamento” chegar.
Trate, sim, de cooperar com ela, isto no interesse tanto seu quanto no da “equipe”.
Não se exponha a riscos que possam resultar em ferimento ou de qualquer modo dificultar o salvamento.
Se o seu salvamento for por helicóptero, observe como será o procedimento de içá-lo.
Caso em terreno acidentado onde não seja possível o pouso (ou aproximação) do helicóptero, siga para um local menos acidentado, onde o mesmo possa fazer o voo parado e apanhá-lo com o guincho.
Coloque a alça do cabo da mesma maneira que você coloca um casaco. Cuidado para não ficar dependurado, de costas para o helicóptero. Se você estiver ferido e incapacitado de colocar a alça, um tripulante da aeronave SAR descerá para ajudá-lo.
Se estiver num bote, use a biruta d’água (âncora) e os remos, com o objetivo de evitar a deriva causada pelo vento das asas rotativas. Mantenha-se no bote sempre que possuir sinalizador de fumaça, use-o, a fim de indicar ao piloto a direção e intensidade do vento.
SINALIZAÇÃO POR MEIO DO CORPO: Para a sinalização entre o sobrevivente e a aeronave, pode-se utilizar da “Sinalização por meio do Corpo”.
Todos os recursos deverão ser utilizados, como colete salva-vidas, botes salva-vidas, escorregadeiras-bote (se a aeronave dispuser dos mesmos), escape slides. A cor viva destes equipamentos servirá para formar um contraste com o verde natural da selva.
Lembre-se que se encontrado, vai depender muito da sinalização que os sobreviventes fizerem.
As buscas, normalmente, serão feitas, por via aérea, deste forma, toda sinalização deverá ser feita, levando-se em conta que deverá ser vista do alto.
No final de todos os nossos post você também aprende e enriquece seu Vocabulário de Inglês diário e Aeronáutico! Aproveite também nossas dicas!
DICAS de Inglês:
Pay Attention
- Early = cedo ou adiantado
- Late = tarde ou atrasado
Estas palavras podem ser usadas com os dois significados. Por exemplo, se você tem um compromisso, olha no relógio e ainda há muito tempo para o “tal” compromisso, você pode dizer. Ex:
– Oh, it´s early! (Ah, é cedo!)
Pode-se também usar a expressão “early” para quando algo ou alguém está muito adiantado para um compromisso. Ex:
– Oh, I´m early! (Ah, eu estou adiantado!)
A palavra “late” é empregada nas mesmas situações acima, só que com sentido oposto (ao contrário). Ex:
– Oh, it´s late! (Ah, é tarde!)
– Oh, I´m late! (Ah, eu estou atrasado!)
* Vocabulary
- change = troco
- customer = cliente comprador
- enough = suficiente
- extra-large = extra grande
- large = grande
- medium = médio
* Inglês Aerotécnico
Data link Equipment – Equipamento de ligação de dados; equipamento eletrônico que coordena a coleta, redução e análise de dados.
Data Line – linha de data; a demarcação entre as zonas horárias – 12 e + 12, que correspondem aproximadamente ao 180º meridiano.
Datum Level – Plano ou nível de referência; superfície paralela ao plano do horizonte ou qualquer elevação relativa de uma linha ou plano horizontal. O nível de referência usual é o nível médio do mar, porém, em se tratando de navegação sobre montanhas que circulam um alto platô, a altura do platô pode ser tomada como nível de referência. Esta definição não se aplica às regras de voo adotadas pelo tráfego aéreo.
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