DESPRESSURIZAÇÃO DE CABINE 

Despressurização de cabine

Despressurização de cabine

O mais sério risco que os ocupantes de uma aeronave em grandes altitudes enfrentam é o de uma despressurização de cabine, produzida pela ruptura de uma janela, de uma porta ou de um colapso do sistema. Ou seja, de qualquer abertura que possa ocasionar a fuga da pressão interna da cabine.

Existem três tipos de despressurização: Explosiva, rápida e lenta.

A DESPRESSURIZAÇÃO EXPLOSIVA (em que a perda de pressão é instantânea) ocorre em menos de 1 segundo, geralmente ocasionada por uma falha estrutural, ou perda de algum componente da cabine, como uma porta.

A DESPRESSURIZAÇÃO RÁPIDA (perda de pressão mais lenta que a explosiva) tem as mesmas causas, porém em relação ao tempo de perda da pressão leva em torno de 10 segundos.

A DESPRESSURIZAÇÃO LENTA geralmente é causada por pequenas falhas estruturais onde se leva mais tempo para que haja a perda total da pressão interna da cabine, e é mais difícil de ser percebida.

Despressurização

Despressurização

Os fatores que interferem na velocidade da perda de pressão da cabine são:

  • Diferencial de pressão (quando maior for a diferença entre a altitude da cabine e altitude real da aeronave, maiores e mais rápidos serão os efeitos da despressurização).
  • Diâmetro do orifício por onde ocorre a saída da pressão (a velocidade da perda de pressão é proporcional ao orifício por onde a mesma escapa).

Sabendo-se que o organismo humano também tem pressão, deve-se estar ciente dos efeitos que acompanham uma rápida perda de pressão:

  • Saída brusca do ar dos pulmões, parecendo por instantes, que os mesmos aumentam de tamanho no interior do tórax. O ar sai violentamente pela boca e nariz.

  • Momentânea sensação de ofuscamento ou de confusão que cessa rapidamente.

  • A brusca queda de temperatura e pressão produz uma intensa neblina dentro da cabine (condensação), também de rápida duração.

No caso de uma descompressão rápida, o organismo ainda sofre alguns efeitos fisiológicos:

  • Possível presença de dores devido à expansão dos gases contidos nas cavidades orgânicas.

  • Sintomas de aeroembolismo.

  • Sintomas de hipóxia, se o equipamento com oxigênio suplementar não for imediatamente usado.

Quando ocorre uma despressurização, a providência a ser tomada a nível técnico, é uma só: DESCER para uma altitude segura.

Exemplos de sistema de oxigênio

Exemplos de sistema de oxigênio

Durante a descida, providenciar, com urgência, a utilização do SISTEMA FIXO DE OXIGÊNIO.

Feita a constatação da despressurização pelos tripulantes da cabine de comando, a aeronave descerá num ângulo acentuado até atingir uma altitude de segurança onde todos poderão respirar sem o auxílio do Oxigênio do sistema fixo. Sabe-se que o organismo sofre muito quando há variações bruscas de temperatura e pressão, mas é bom lembrar que as limitações variam de acordo com cada um, dependendo das atividades físicas e das condições particulares.

Os Comissários serão os primeiros a sofrer os efeitos, por estarem desenvolvendo uma atividade física, quando é maior o consumo de oxigênio.

Em altitudes mais elevadas, o tempo útil de lucidez (TUL) é muito curto, e pode ser definido como o tempo em que alguém pode fazer alguma coisa por si mesmo, tal como ajustar corretamente a máscara de oxigênio.

A tolerância pessoal à hipóxia varia consideravelmente. Em fumantes, a existência de monóxido de carbono nos pulmões reduz significativamente o oxigênio disponível para os tecidos do corpo.

Álcool no organismo mesmo consumido com antecedência de 18 horas, atua sobre as cédulas e interfere na assimilação do oxigênio.

A fadiga diminui a tolerância pessoal. O indivíduo em boas condições físicas têm uma tolerância bem maior à altitude do que um indivíduo sedentário. Durante o período de tensão, o consumo de oxigênio de pessoas não atléticas é também muito grande.

O procedimento de descida da aeronave numa despressurização, é muito rápida e num grau elevado de inclinação, não permitindo andar pela cabine durante o processo.

Máscara de oxigênio passageiros e comissários

Máscara de oxigênio passageiros e comissários

A primeira atitude deverá ser então, PEGAR A MÁSCARA DO SISTEMA FIXO MAIS PRÓXIMA, e a seguir, na medida do possível auxiliar aos passageiros que estejam próximos a sua área, travando trolleys ou outros materiais que no momento da despressurização estivessem soltos na cabine.

Procedimento para as máscaras de oxigênio

Procedimento para as máscaras de oxigênio

Em cada toalete, caso ocorra uma despressurização com alguém em um toalete acompanhando uma criança, duas máscaras cairão do comprimento do teto, possibilitando assim, o atendimento simultâneo a ambos.

Passageiros “colo” deverão ser acomodados somente onde existam máscaras do Sistema Fixo de Oxigênio em quantidade superior ao número de poltronas.

Os ACOMPANHANTES de crianças, idosos e portadores de deficiências deverão ser orientados para fixarem primeiro a sua própria máscara, depois socorrer ao outro.

Deve-se evitar aglomerações nas áreas das galleys, em função do número limitado de máscaras do sistema fixo de Oxigênio nesta área.

UNIDADE DE SERVIÇO DE PASSAGEIROS (P.S.U.)

Os P.S.U.’s são instalados sobre cada conjunto de três poltronas, contendo luzes de leitura, saída de ar dirigida, 4 (quatro) máscaras de Oxigênio, avisos de atar cintos e não fumar e um switch de chamada de Comissário. A cada dois P.S.U., há um alto-falante instalado.

COMPARTIMENTO ACIMA DOS ASSENTOS DE COMISSÁRIOS (A.S.U.)

Estes compartimentos estão instalados acima das estações de Comissários, contendo 2 (duas) máscaras de oxigênio.

COMPARTIMENTO NO TETO DOS TOALETES (L.S.U.)

Estes compartimentos possuem 2 (duas) máscaras de oxigênio, alto-falante e saída de ar dirigida.

Utilização das máscaras e cilindro de oxigênio

Utilização das máscaras e cilindro de oxigênio

AÇÕES PÓS-DESPRESSURIZAÇÃO

Assim que a aeronave atingir uma altitude em que se possa respirar sem auxílio das máscaras do sistema fixo de oxigênio, ou nivelar acima da altitude de segurança, caso alguém ainda necessite de oxigênio suplementar, pode-se lançar mão dos cilindros portáteis de oxigênio. Walk-around Procedure.

PROCEDIMENTOS DE EVACUAÇÃO

A necessidade de evacuar os ocupantes de uma aeronave pode ser gerada tanto por um pouso em emergência preparado, em terra ou na água, quanto por uma emergência não preparada, que eventualmente possa ocorrer em situações críticas, tais como:

  • Falhas operacionais em decolagens ou pousos, com final na água ou com danos extensos a estrutura da aeronave.

  • Fogo intenso e incontrolável, dentro ou fora da aeronave, seja durante o abastecimento, pousos e decolagens.

  • Fumaça intensa dentro ou fora da aeronave, com o avião em solo.

SISTEMA DE OXIGÊNIO

A aeronave é equipada com dois sistemas independentes de oxigênio; um para a cabine de comando e outro para passageiros e Comissários.

O sistema da cabine de comando é de fluxo contínuo, com máscaras individuais e reguladores para cada tripulante técnico.

O sistema de Oxigênio para passageiros é suprido por geradores individuais em cada P.S.U., sendo que 4 (quatro) máscaras de fluxo contínuo são conectadas a cada gerador.

Um gerador com duas máscaras está instalado sobre cada assento duplo de Comissários e em cada toalete.

O sistema é acionado automaticamente quando a altitude da cabine atingir 14.000ft, ou a qualquer altitude por intermédio de um switch na cabine de comando. Os geradores são acionados quando as máscaras são puxadas para baixo.

Puxando uma das máscaras para baixo, todas as outras desta unidade também descerão, iniciando o fluxo de oxigênio nas máscaras.

Depois de acionado o sistema não poderá ser fechado, e fluirá oxigênio por 12 minutos. Cada compartimento de máscaras possui uma trava, que poderá ser acionada individualmente, no caso de pane do sistema automático.

Diferentes modelos máscaras autoajuste

Diferentes modelos máscaras autoajuste

SISTEMA FIXO DE OXIGÊNIO (CABINE DE COMANDO)

Uma garrafa de oxigênio com capacidade de 3.200 litros, com pressão variando de 1.600 a 1.800 PSI, alojada no compartimento de carga dianteira, supre quatro máscaras individuais e reguladoras localizadas em compartimento de fácil acesso do lado de cada ocupante da cabine de comando.

Máscara autoajuste

Máscara autoajuste

Máscara Autoajuste

MÁSCARAS AUTOAJUSTÁVEIS

Uma vez acionado, o oxigênio chega às máscaras oronasais através de dutos. Tais máscaras possem correias infláveis autoajustáveis.

  • Seletor de acionamento = 100% / normal

  • Seletor de fluxo de oxigênio = emergency (ON/OFF) / normal / Test

  • Indicador de fluxo

A do comandante está localizada no console do lado esquerdo. A do copiloto no console do lado direito.

As máscaras possuem três níveis de fluxo:

  • Normal = por sucção e diluído com o ar da cabine. Utilizado após uma descida de emergência motivada por falhas de pressurização, voando em níveis mais baixos; ou quando o piloto julgar necessário o uso da máscara.

  • 100% por sucção = utilizada em caso de despressurização, fumaça ou gases tóxicos. NOTA: com 35.000 ft altitude de cabine, o fluxo em ambos os modos será somente de oxigênio fornecido pela garrafa.

  • Válvula de emergência = localizada na própria máscara na altura do queixo fornece oxigênio puro sob pressão, isto é, sem necessidade de sucção. Utilizado em caso de fumaça, gases tóxicos ou perda de consciência.

    Boeing 787 - Máscara de autoajuste

    Boeing 787 – Máscara de autoajuste

OBS: no caso de fumaça, deve-se utilizar em conjunto com a máscara, o SMOKE GOGGLE para proteção dos olhos.

No final de todos os nossos post você também aprende e enriquece seu Vocabulário de Inglês diário e Aeronáutico! Aproveite também nossas dicas!


DICAS de Inglês:

What time is it?

Lembre-se:

  • A half = 30 minutos (meia-hora)
  • A quarter = 15 minutos (um quarto de hora)
  • Midday / Noon = meio-dia
  • Midnight = meia-noite

Em inglês indicamos os minutos antes e depois das horas usando TO ou PAST.

TO:

  • São 14:40 (20 para as 6) = It´s twenty to six P.M
  • São 14:45 (quinze para as três) = It´s (a) quarter to three P.M

PAST:

  • São 4:20 (20 passados de 4) = It´s twenty past four
  • São 5:15 (15 passados de 5) = It´s quarter past five

* Vocabulary

  • Anything eles? = algo mais?
  • Big = grande
  • Bring me back = traga-me de volta
  • buy 9to0 = comprar
  • cash = dinheiro

* Inglês Aerotécnico

Dashpot – Amortecedor a êmbolo ou a pistão.

Data Analysis – Análise de dados; uma análise dos dados do voo de teste, reduzidos a um formato utilizável, tal como por exemplo, o reporte sobre o voo de teste.

Data Collection – Coleta de dados; a ação ou o processo de coleta de dados de um voo de teste de foguete, normalmente efetuada por meio de câmaras e telemetria.

Faça parte da nossa turma: https://wingsescola.com.br/

Esteja preparado! https://wingsescola.com.br/pre-selecao/

https://wingsescola.com.br/coaching-em-grupo/

https://wingsescola.com.br/curso-preparatorio/

Venha nos conhecer! https://wingsescola.com.br/wings-escola-de-aviacao/

Deixe seus comentários e até a próxima!