Olá,
Veremos aqui Vento e Força de Coriolis, dois assuntos constantes nas provas da ANAC. Sem mais demora veja abaixo:
FORÇA DE CORIOLIS
Um corpo em um referencial em rotação, estará sujeito à ação de dois tipos de força de inércia, a Força Centrífuga que atuará na direção do raio para fora da curva e uma outra força que tenderá a desviar lateralmente o movimento do corpo, essa última conhecida como Força de Coriolis. Gaspard Gustave de Coriolis, engenheiro e matemático francês em 1835 descreveu as leis da mecânica para um sistema de referência em rotação.
Em seus estudos Coriolis verificou que em um sistema em rotação (como é o caso da Terra) há uma força que afeta o movimento de um corpo de maneira diferente no hemisfério sul e no hemisfério norte.
Devido à forma esférica da Terra, a Força de Coriolis possui um sentido no hemisfério sul e sentido oposto no hemisfério norte, sendo de intensidade nula no Equador.
É por causa da força de Coriolis que grandes camadas de ar entram em movimento de rotação originando os ciclones; ciclones que giram no hemisfério sul.
VENTO
Se o ar atmosférico apresentasse uma pressão uniforme, ficaria imóvel. Entretanto, tal fato não ocorre, uma vez que a temperatura é variável, segundo o lugar e a época do ano. Assim a massa de ar sofrerá variações na sua pressão.
Por esta razão, entre dois pontos na superfície, se tivermos valores diferentes de pressão, o ar tenderá a fluir do ponto de maior pressão para o ponto de menor pressão. No seu deslocamento, o ar tenderá a estabelecer um certo equilíbrio de pressão e assim chamaremos vento.
Os ventos são caracterizados por DIREÇÃO, VELOCIDADE ou INTENSIDADE e CARÁTER. A direção do vento é considerada de onde ele flui e é dada em relação à Rosa dos Ventos, no sentido horário. O vento, para efeito de METEOROLOGIA, é sempre dado em relação ao NORTE VERDADEIRO, e em relação ao NORTE MAGNÉTICO para efeito de POUSOS e DECOLAGENS. A velocidade do vento é dada em nós (Kt), que representa uma milha náutica (NM) percorrida na unidade de tempo (hora).
O caráter do vento é a sua regularidade de fluxo. Ele pode variar ou não em direção e/ou velocidade: São as rajadas de vento.
Os ventos são informados por meio de anemômetros, que simultaneamente indicam direção e velocidade. Geralmente ficam instalados em estações meteorológicas ou em torres de controle em aeroportos.
Existem ainda ventos que sofrem EFEITO DE FRICÇÃO até 600 m de altura. Existem também os ventos de superfície, de até 100 m de altura, que são bastante irregulares em direção e velocidade devido a irregularidade da superfície.
DICAS DE INGLÊS AEROTÉCNICO
BASIC WING – Asa básica; qualquer seção de aerofólio, mais ou menos standard (ou experimental), que é tomada como padrão ou base, a partir da qual se experimentam uma série de seções modificadas para se garantirem características aerodinâmicas ou vantagens estruturais diferentes da seção básica. O mesmo que AIRFOIL SECTION.
BEADING MACHINE – Máquina de revirar; máquina de rebordar; máquina que incorpora dois roletes de várias dimensões e formas; e cujas circunstâncias se ajustam de uma tal maneira a formar o rebordo desejado quando metal é forçado a passar entre dois roletes.
BEAM DIRECTION – Direção paralela ao plano da alma da longarina e o plano de simetria de um avião em situação de análise de tensão ou de fadiga.
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