Olá você sabe o que significa a palavra “Longarinas”? Sabe onde ficam?

A Longarina é a peça ou parte principal, fundamental e indispensável utilizada na montagem da asa de uma aeronave, geralmente com elevada resistência e a maioria delas fabricada com ricas ligas metálicas, ou seja, misturas refinadas em altas temperaturas de dois ou mais metais diferentes encontrados na natureza, selecionados com cuidado e critério por oferecerem propriedades de se adaptar aos frequentes esforços de flexão a que são submetidos durante o voo da aeronave e também nos pousos e decolagens.

A longarina é a mais importante viga ou barra integrante da asa de uma aeronave, a maioria delas fabricada com metais robustos, em processo de fusão. A longarina é responsável por transmitir à fuselagem da aeronave praticamente toda a força de sustentação gerada aerodinamicamente pelo intradorso e extradorso da asa.

Longarinas na Asa

Longarinas na Asa

Mesmo com o advento do uso intensivo de materiais compostos na construção das fuselagens e partes das asas de aeronaves mais modernas, mais leves e bem mais resistentes, as longarinas de metais continuam sendo importantes dentro da aviação de asa fixa, de modo geral, embora a quantidade de longarinas nas asas de aviões mais modernos esteja sendo diminuída conforme o avanço da tecnologia de ligas metálicas mais resistentes e conforme o avanço da tecnologia de fabricação de longarinas em fibra de carbono.

Estrutura Longarinas

Estrutura Longarinas e Nervuras

Em relação à asa, geralmente a longarina está disposta longitudinalmente da sua raiz até a ponta, suportando todo o peso dos tanques de combustível e demais peças integrantes da asa da aeronave.


Inglês Aerotécnico – Construção de Vocabulário

Spar – Longarinas; longerão; barra longitudinal; um dos membros principais, laterais, da asa de um avião, usualmente de madeira, aço tubular ou duralumínio, sobre o qual são afixadas as nervuras que darão a forma do perfil da asa; barra longitudinal; cada uma das vigas fortes, horizontais, de madeira, ferro ou aço, de uma só peça ou compostas, sobre as quais assenta uma plataforma, parede divisória, etc.

Spare – Sobressalente; supérfluo; disponível; peça de reserva; peça mantida em estoque, em almoxarifado ou a bordo, para o momento de reposição ou substituição.

Spare Float – A quantidade de itens individuais mantidos (além dos que se encontram instalados nas aeronaves), com a finalidade de suprir as substituições das partes removidas das aeronaves, por ocasião das revisões, reparos ou retificações.

Deixe seus comentários e até a próxima!