Olá, você sabe quais são as Atribuições dos Agentes de Aeroporto?
Hoje aprenderemos sobre as “ VENDAS”
Vamos lá?
ATRIBUIÇÕES DOS AGENTES DE AEROPORTO – VENDAS
Tão importante quanto conhecer as suas atividades, é iniciar seu turno informando-se sobre o que está acontecendo no aeroporto, na Empresa Aérea, no mercado! Por isso, é mandatório que seu Gerente e, na ausência deste, seu Supervisor, iniciem as atividades com um “briefing” com toda a equipe. Você verá que estar bem informado sobre os acontecimentos o fará desempenhar suas funções com mais eficácia e, o principal, você poderá manter os clientes bem informados!
Independentemente de onde seja efetuada a venda e/ou atendimento (check in), estes procedimentos serão comuns a todas estas áreas, exceto quanto aos itens referentes ao despacho de bagagens.
Vendas:
1. Ao assumir sua posição de trabalho, certifique-se de que você possui todo o material necessário para o desempenho de sua atividade: caneta, papel de rascunho, fundo de troco,carimbos (se aplicável), máquinas POS e cartão de crédito, material de escritório (clips,grampos, grampeadores, etc.);
2. Recepcione o cliente com simpatia e cortesia. Use sempre o conceito OPA: Observe, Perceba e Atenda. Observe os clientes que você está atendendo, perceba quais são as suas necessidades e atenda-os procurando superar as suas expectativas;
3. Acesse os sistemas de atendimento e vendas. Você deverá ter em sua posição de trabalho estes sistemas abertos e rapidamente acessíveis;
4. Questione o cliente sobre dados importantes, tais como, data, horários, condições de pagamento, enfim, todos os detalhes necessários para efetuar a venda, inserindo os dados no respectivo sistema;
5. A cada etapa confirmar com o cliente os dados que estão sendo inseridos no sistema;
6. Preocupar-se em atender as necessidades dos clientes e buscar soluções rápidas que o atendam em casos de dúvidas e/ou problemas que possam surgir;
7. As formas de pagamento devem ser bem esclarecidas junto ao cliente e a venda deverá sempre refletir o que o cliente solicitou;
8. Os dados mandatórios de cadastro são importantes para quando ocorrer uma necessidade de contato com o cliente por parte de nossa (Nome da Empresa Aérea);
9. Quando cliente precisar alterar seu trecho e/ou voos, com menos de 48hs para a saída de seu voo, efetue os ajustes conforme ele solicitar no sistema específico e efetue a cobrança das taxas de acordo com o procedimento vigente;
10. Se for o caso de o cliente querer cancelar a sua compra, ele poderá fazê-lo, solicitando reembolso ou transformando o valor para um crédito futuro.
11. Caso o cliente questione como será feito o reembolso, no caso de cartão de crédito, o valor será estornado em 05 dias úteis, mas, lembre-se, as administradoras de cartões normalmente também pedem 05 dias úteis. Para compras em “cash” ou cartão de débito, o valor será depositado na conta-corrente do cliente em 05 dias úteis. É importante ressaltar que todas as taxas a serem cobradas aparecem no sistema e é importante ler as regras tarifárias aplicadas àquele PNR em questão. Este processo é todo gerenciado pelo Call Center, que terá prazer em esclarecer qualquer dúvida, a partir do momento que o valor do reembolso for inserido no sistema pelo funcionário do aeroporto (colocar em fila no sistema);
12. Quando o cliente não comparece ao embarque do voo, após o atendimento ter sido encerrado no check-in, ele será considerado NOSHOW. Para que o cliente possa reutilizar este crédito em outro voo, deverá ser feito o pagamento de uma taxa de NOSHOW e cobrada a diferença tarifária, se for o caso (tarifa paga pelo cliente menor do que a tarifa disponível no novo voo);
13. Se, no caso de NOSHOW, ao remarcar para o novo voo, você constatar que o cliente possui uma tarifa maior, deverá ser oferecido o crédito, descontada a taxa de NOSHOW. Sempre siga as indicações de diferenças tarifárias, multas e taxas de acordo com o que o sistema mostrar;
14. No caso de pagamento de taxa de NOSHOW, não deverá ser cobrado do cliente a taxa de remarcação, exceto tarifas promocionais com as respectivas regras publicadas;
15. Sempre que o cliente solicitar e ainda, em todas as cobranças de multas, diferenças tarifárias, excesso de bagagem e cobrança, o funcionário deverá emitir um recibo, em 2 vias, e entregar a correspondente ao cliente. A via do funcionário ele deverá entregar ao Supervisor quando efetuar o fechamento do Caixa do dia.
ATENÇÃO!
O SUPERVISOR E O GERENTE ESTARÃO SEMPRE DISPONÍVEIS PARA AUXILIÁ-LO, MAS VOCÊ É QUEM
TEM A AUTONOMIA PARA QUASE TODAS AS DECISÕES, A FIM DE SATISFAZER AS NECESSIDADES DOS
CLIENTES DA (NOME DA EMPRESA AÉREA) O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL!
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ATENÇÃO
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