ASAS – Superfícies de Controle

Diferentes Asas

A ASA é um dispositivo mecânico destinado à sustentação aerodinâmica. Elas estão presentes na maioria dos aparelhos com capacidade para voar, como os aviões.

Para que uma asa produza “sustentação”, ela deve ter um ângulo de ataque relativo ao fluxo de ar, fazendo com que o ar seja defletido para baixo. Uma vez que a asa exerce uma força para mudar a direção do ar, o ar deve também exercer uma força na asa, em igual tamanho e em direção oposta, fazendo com que a asa confira sustentação ao resto do avião ou outro aparelho.

Toda asa de avião é equipada com superfícies de controle. Entretanto, nem todas as superfícies de controle do avião, estão localizadas nas asas. Existem outras, que são colocadas nos estabilizadores. As superfícies de controle que estão localizadas nas asas são os Flaps e os Ailerons.

Algumas (dos aviões maiores, como os usados pelas companhias aéreas) ainda possuem Slats, Spoilers e outras superfícies de controle.

Funcionamento do Flap

• FLAP é um dispositivo que serve para aumentar a sustentação da aeronave. Isso permite que a aeronave possa decolar e pousar com velocidades menores. Com o tempo, verificou-se que ele também pode ser utilizado como freio aerodinâmico, isto é, com um dispositivo que serve para diminuir rapidamente a velocidade da aeronave. Os Flap são colocados na parte traseira da asa.
Flap

AILERON controla a rotação da aeronave, isto é, o movimento que ela faz em relação ao eixo longitudinal. Eles são usados alternadamente, isto é, enquanto um sobe, o outro desce, criando uma diferença entre as forças de sustentação que cada uma gera, fazendo que uma asa suba e a outra desça. Esse procedimento é empregado diversas vezes durante o voo, principalmente para fazer curvas.

Aileron A320

• SLAT são dispositivos que também aumentam a sustentação promovida pela asa. Eles são, ao contrário do que acontece com os Flaps, colocados na parte frontal da asa. Além disso, ele são usados somente durante o pouso e a decolagem, não sendo, portanto, empregados para diminuir a velocidade do avião em pleno voo.
    Slats - Frente da Asa

Slats – Frente da Asa

SLATS

• SPOILERS são “atenuadores”, “anuladores” ou “inversores” do funcionamento da asa. Eles são usados para quebrar a sustentação da asa. Eles têm uma função “secundária”: aumentar o coeficiente de arrasto da asa, ajudando, assim, os Flaps a diminuir a velocidade da aeronave. Eles são empregados em três casos:
    Spoiler levantado - Embraer170

Spoiler levantado – Embraer170

1. Em pleno voo: Quando são utilizados em voo, eles não são utilizados com capacidade total. Eles permitem que a velocidade da aeronave seja reduzida e aumentam, se o piloto quiser, a velocidade de descida da mesma. Nesse caso, eles apenas atenuam a força de sustentação da asa.
  2. Como auxiliadores dos Ailerons: Existem casos onde os Ailerons não são suficientes para algumas curvas. Quando isso acontece, os Spoilers entram em ação somente em uma das asas. Assim, a diferença entre as forças de sustentação de cada asa aumenta e o avião faz a curva.
  3. No pouso: Nesse tipo de utilização, eles são usados com plena capacidade. Assim, eles anulam a sustentação da asa ou criam uma força que empurra a asa para baixo.
  4. Ele também pode ser chamado de Speedbrake.

Existem muitos equipamentos que podem ser instalados em uma asa de avião. Entre os mais usados estão os Winglets e o tanque de combustível, este último está presente em quase todas as asas de avião.

Winglet na ponta das Asas

WINGLET é uma pequena aba instalada na ponta da asa. O objetivo dela é reduzir a resistência aerodinâmica do ar e, com isso, aumentar a velocidade do voo e economizar combustível. Além disso, ela ajuda na sustentação.

No final de todos os nossos post você também aprende e enriquece seu Vocabulário de Inglês diário e Aeronáutico! Aproveite também nossas dicas!

DICAS de Inglês:

1. WHY (por que? – para perguntas) x BECAUSE (porque – para respostas)

EX: Why are you happy?

I´m happy because I´m here!

* Vocabulary

• apple = maça
  • army = exército
  • beer = cerveja
  • before = antes
  • but = mas
  • daughter(s) = filha(s)
  • egg = ovo
  • excuse me = desculpe-me, com licença
  • help (to) = ajudar ou pedir socorro
  • horse = cavalo
  • house = casa

* Inglês Aerotécnico

Counterpoise – Contrapeso; equilíbrio, peso de compensação; em eletrônica, é um condutor ou sistema de condutores, usados como substitutos num sistema de antenas.

Countersunk Flat Head Rivet – Rebite usado tanto em peças onde as cabeças devem ser niveladas ou alinhadas com a superfície (devido outras peças que se encaixam naquelas rebitadas), como em estruturas de aeronaves onde se deseja manter a superfície exposta à corrente de ar, tão suave quanto possível.

Course Angle – Ângulo do rumo; rumo medido a partir de 0º na direção de referência no sentido ou contra dos ponteiros do relógio através de 90º ou 180º.

Faça parte da nossa turma: https://wingsescola.com.br/

Esteja preparado! https://wingsescola.com.br/pre-selecao/

Venha nos conhecer! https://wingsescola.com.br/wings-escola-de-aviacao/

Deixe seus comentários e até a próxima!