EQUIPAMENTOS DE FLUTUAÇÃO

Voos transoceânicos

De acordo com normas da O.A.C.I, que tratam dos equipamentos de flutuação, todas as aeronaves que efetuarem voos transoceânicos (além de 370Km da costa), deverão dispor de equipamentos individuais e coletivos de flutuação. Aeronaves que efetuarem voos costeiros (rotas de até 370Km do litoral), deverão, portar equipamentos individuais de flutuação.

Os equipamentos INDIVIDUAIS DE FLUTUAÇÃO homologados são COLETES SALVA-VIDAS E ASSENTOS FLUTUANTES; OS COLETIVOS SÃO BOTES E ESCORREGADEIRAS-BOTE.

Nas aeronaves que efetuam voos COSTEIROS, os passageiros dispõem de assentos flutuantes. Para os tripulantes hão coletes salva-vidas.

Realizando voos TRANSOCEÂNICOS, estas aeronaves são equipadas com coletes salva-vidas para tripulantes e passageiros, além dos equipamentos coletivos de flutuação.

EQUIPAMENTOS INDIVIDUAIS DE FLUTUAÇÃO

COLETES SALVA-VIDA

Colete Salva-vidas

Coletes Passageiros e Tripulação

Possuem duas câmaras de flutuação, que serão infladas, cada uma, por uma cápsula de CO2. Em caso de falha no sistema de inflação, os coletes podem ser inflados por sopro, através de um tubo acoplado a cada câmara. Os coletes possuem, ainda uma tira ajustável na cintura.

Na altura do ombro, entre as câmaras, há uma luz localizadora (ou sinalizadora), alimentada por uma bateria ativada pela água com durabilidade de 8hs.

O colete suporta flutuando, com as duas câmaras infladas, até 280kg.

No momento da evacuação, deve-se inflar somente uma das câmaras, já que ela será suficiente para manter o sobrevivente flutuando. Usando-se as duas câmaras, poderá haver uma sensação de desconforto e também dificultar os movimentos na água.

ASSENTOS FLUTUANTESAssento Flutuante

São assentos de aspecto normal. Porém, com uma placa de poliuretano rígido que os toma flutuantes. Possuem também duas alças. Num pouso na água, os passageiros devem ser orientados para levá-los consigo para fora da aeronave.

Assentos Flutuantes - Procedimento de uso

Assentos Flutuantes – Procedimento de uso

.

EQUIPAMENTOS COLETIVOS DE FLUTUAÇÃO

BOTES SALVA-VIDAS

Bote Salva-vidas

Bote Salva-vidas com toldo

Os botes salva-vidas devem ser retirados de seus lugares após a parada total da aeronave. Após abrirem as portas, deve-se fixar o bote ao avião, prendendo o gancho existente no kit, onde o bote é acondicionado a uma argola apropriada que fica na saída de emergência sobre a asa (esta aparece quando a janela é retirada) ou nos punhos das portas.

Ao ser lançado na água, o bote inflará automaticamente ou também pelo comando manual de inflação. Deve-se observar onde o bote será lançado devido à existência de detritos da aeronave e sempre no sentido das ondas e à deriva do vento.

ESCORREGADEIRAS-BOTE (SLIDE RAFT)

Slide Raft - Escorregadeira Barco

Slide Raft – Escorregadeira Barco

Diferentes das escorregadeiras (scape slide) que são apenas auxiliares para flutuação, as escorregadeiras-bote (slide raft) servem para acomodar passageiros e tripulantes em uma sobrevivência no mar sendo usadas como bote / barco. Os tamanhos e capacidades variam de acordo com cada aeronave.

O destravamento e a insuflação são acionados automaticamente após abertura da porta em ARMED. Caso o mesmo não infle, a alça vermelha (para o comando manual) localizada ao lado direito da Girt Bar, deverá ser puxada.

Desconectar e Acionar Manualmente Slide Raft

Cada slide raft é equipado com um sistema de iluminação, que estão localizadas ao longo nas laterais e no final. A iluminação é acionada automaticamente após a inflação do slide, com duração de 8hs à 12hs sendo energizadas por baterias que entram em reação em contato com a água.

Para desconectá-lo da aeronave, puxe a corda que fica fixa na girt bar, no piso da aeronave, na soleira da porta. Deve-se puxa a faixa “PULL” localizada na parte superior embaixo da saia.

OCO I – PÁGINA 43

INSTRUÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DOS COLETES

Instruir os passageiros para vestirem os coletes sem se levantarem de seus lugares. Orientar para inflálos fora da aeronave, na área das soleiras das portas, ao abandonar a aeronave, ou sobre a asa. Os sobreviventes deverão manter os coletes vestidos e inflados até o momento do resgate.

Instruções de uso dos Coletes

No final de todos os nossos post você também aprende e enriquece seu Vocabulário de Inglês diário e Aeronáutico! Aproveite também nossas dicas!

DICAS de Inglês:

Pronomes Interrogativos

• WHO = quem (Who are you?)
  • WHAT = o que (What is this?)
  • WHY = por que (Why are you here?)
  • WHERE = onde (Where is she?)
  • HOW = Como (How are you?)
  • WHEN = quando (When are you at home?)

* Vocabulary

• How are you? = como você está?
  • I´ll get you = pegarei para você
  • I´m leaving = estou indo embora
  • if = se
  • leave (to) = ir embora, partir, deixar
  • look at (to) = olhar, ver

* Inglês Aerotécnico

Course Line – Linha do rumo ou da rota; uma linha que se estende na direção de um dado rumo. Linha de posição aproximadamente paralela ao rumo ou rota,

Course Line Deviation – Diferença entre a rota realmente seguida e a rota projetada. O desvio é dado tanto em unidades de medida linear como angular.

Course Selector – Seletor de cursos; mostrador (dial) de controle, manualmente operado, no equipamento receptor VOR do avião, que mostra a marcação magnética de/ou para uma estação VOR.

Faça parte da nossa turma: https://wingsescola.com.br/

Esteja preparado! https://wingsescola.com.br/pre-selecao/

Venha nos conhecer! https://wingsescola.com.br/wings-escola-de-aviacao/