Sobrevivência no Mar – Primeiros Cuidados

Olá Pessoal,Sobrevivência no Mar – Primeiros Cuidados

Hoje abordaremos o que fazer de imediato em uma Sobrevivência no MAR.

Os primeiros cuidados são primordiais para sua sobrevivência e dos demais.

Você sabia que pode-se Sobreviver no Mar, mesmo em condições precárias?

Podemos lembrar que durante a última Guerra Mundial, muitos náufragos permaneceram vários meses no mar dispostos em pequenas balsas ou botes de borrachas.

A sobrevivência no mar dependerá principalmente das “rações” e dos equipamentos disponíveis, mas em especial da iniciativa de cada um dos sobreviventes.

mar - sobrevivência

Procedimentos Especiais e Imediatos

Logo após a amerrissagem, deve-se manter-se afastado (mais não muito) até que a aeronave afunde.

Realizar os primeiros socorros e acomodar os feridos dentro do bote.

Evitar flutuar no local em que a água estiver coberta por combustível.

Procurar imediatamente pelos desaparecidos (sempre devemos acreditar que muitos sobreviveram e estão a deriva).

bote salva vidas

Não esquecer e colocar para funcionar o rádio Beacon (emergência), assim como ter em mãos todo material de sinalização possível e salvar tudo que puderem dos equipamentos que estiverem flutuando.

Observar se há vazamento do bote ou zonas com avarias.

Manter todos os sobreviventes juntos para se aquecerem e armar o toldo para protegerem-se.

Proteger o bote; cuidados especiai com objetos pontiagudos e cortantes – uso de sapatos.

Incentivar a movimentação regular das pessoas para facilitar a circulação, promover o aquecimento e evitar a formação de feridas nos pés e nádegas.

salva vidas

Proteger ao máximo da umidade as bússolas, relógios, fósforos e isqueiros.

Os raios solares, respingos do mar e a chuva podem prejudicar muito as condições de saúde dos sobreviventes, então não esqueça de protegerem-se.

Avaliar a quantidade de água disponível; o mínimo necessário por dia é de ½ litro.

Cuidados Gerais

1) ligar os botes por meio de uma corda, tendo o cuidado de mantê-los afastados, no máximo por uma distância de 8 metros.

2) verificar cuidadosamente as condições físicas dos sobreviventes – assim os primeiros socorros será imprescindível.

3) observar atentamente todo o local perto da área onde a aeronave caiu, em especial na direção em que as ondas se movem, pois poderão haver pessoas flutuando em estado de semi afogamento. Caso haja, realizar o procedimento de recuperação de pessoas no mar.

4) os sobreviventes devem permanecer sentados, sendo que o mais pesado deverá ir para o centro do bote.

5) se houver pessoas no mar e notando-se a presença de tubarões, fazer o uso do repelente.tubarão

6) examinar os pedaços da aeronave que estiverem flutuando e aproveitar tudo o que for possível.

7) procurar retirar da água todas as “rações”, garrafas térmicas, vasilhas e todo material que for útil.

8) amarrar todo equipamento firmemente ao bote

9) colocar todo material recuperado dentro das bolsas do bote e conservá-lo bem fechado quando não estiver em uso.

* lembre-se, manter a organização é fundamental.

O espaço deverá ser distribuído de acordo com o peso de cada um e as condições físicas.

Conjunto x Sobrevivência

Todas as aeronaves que voarem em rota sobre a água, há uma distância da costa superior a de planeio, devem levar:

– um colete salva-vidas ou dispositivo equivalente individucoletesal de flutuação para cada pessoa a bordo situado em um lugar facilmente acessível de seu assento.

Além desses, todas as aeronaves que realizarem voos prolongados sobre a água, deverão levar:

a) quando estiverem sobre a água a uma distância maior que 50 milhas marítimas de um local adequado para efetuar um pouso de emergência:

– um colete salva-vidas ou dispositivo equivalente individual de flutuação para cada pessoa a bordo situado em um lugar facilmente acessível de seu assento.

b) quando estiverem sobre a água a uma distância maior que 100 milhas marítimas e/ou superior a 200 milhas náuticas de um local adequado para efetuar um pouso de emergência:

– balsas salva-vidas em número suficiente para alojar todas as pessoas que estiverem a bordo, colocadas de forma que seja fácil sua utilização imediata em caso de emergência, providas de equipamento de salvamento, incluindo meios de sobrevivência e equipamentos para fazer as sinalizações.

– equipamento de rádio de sobrevivência, portátil, resistente à água, sem a dependência para seu funcionamento da fonte de energia da aeronave e de fácil manuseio por pessoas não técnicas.kit sobrevivencia

Os conjuntos de Sobrevivência podem ser:

– Sobrevivência no MAR + Primeiros Socorros

– Sobrevivência na SELVA+ Primeiros Socorros


Dicas de Inglês Aerotécnico – Vocabulário

Booster Magneto – Magneto auxiliar, algumas vezes operado a mão, ou podendo ser incluído no sistema regular de ignição. O magneto “booster” cria uma centelha quente para dar partida no motor, sendo a centelha em seguida distribuída pelo distribuidor normal.

Borescope – Boroscópio; Borescópio; instrumento destinado a inspecionar o interior de canos de canhões ou de cilindros de motores, ou de câmaras de combustão.

Boundary Layer Control – Controle de camada limite; dispositivo de controle da camada limite, quer seja pelo uso de eslotes ou por sucção, com a finalidade de acelerar o fluxo da camada limite obtendo maior controle sobre as forças de sustentação e arrasto.

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