MANOBRAS DE PRÉ ESTOL E ESTOL
Pré Estol
A finalidade deste tipo de manobra é fazer com que o piloto tenha maior percepção da aeronave quando próxima ao pouso.
Para iniciar, o piloto deve:
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manter-se dentro da altura de segurança, entre 2.000 e 3.000 pés.
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Escolher sempre uma referência adequada.
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Efetuar “Check de Área” nos 360º onde será efetuada a manobra.
A partir do VMC com motor
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cabrar gradativamente o manche, fazendo a aeronave voar com o nariz pouco acima do horizonte. Mantendo o avião nesta atitude, ele atingirá a condição de Pré Estol (Buffing).
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Para manter a recuperação, ceder o manche na linha do horizonte, aplicando potência máxima.
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Após retomar o voo de cruzeiro, reduzir a RPM para 2.400.
A partir do VMC sem motor
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cabrar gradativamente o manche, fazendo a aeronave voar com o nariz pouco acima do horizonte. Mantendo o avião nesta atitude, ele atingirá a condição de Pré Estol (Buffing).
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Para manter a recuperação, ceder o manche abaixo da linha do horizonte.
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Após um pequeno ganho de velocidade, elevar o nariz para a atitude de voo reto horizontal, aplicando potência máxima simultaneamente.
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Ao retornar o voo de cruzeiro, reduzir a RPM para 2.400.
ESTOL
A finalidade dessa manobra é fazer com que o piloto tenha maior percepção do avião quando próximo ao pouso.
Para iniciar, o piloto deve:
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manter-se dentro da altura de segurança, entre 2.000 e 3.000 pés.
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Escolher sempre uma referência adequada.
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Efetuar “Check de Área” nos 360º onde será efetuada a manobra.
Existem 4 tipos de estol:
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Estol com motor
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Estol sem motor
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Estol sem motor com flape
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Estol com motor em curva
A – Estol com motor
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Selecionar tanque mais cheio.
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Reduzir o motor para 2.000 RPM.
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Cabrar o manche suavemente.
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Definir o ângulo aproximado de 30º acima do horizonte, mantendo o manche puxado gradativamente até o final do seu curso.
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Ocorrendo o estol, ceder o manche, deixando o nariz descer abaixo da linha do horizonte, até 45º (avião em mergulho).
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Quando a velocidade de 70 à 80 mph for atingida, elevar o nariz do avião para o voo reto horizontal, ajustando a potência para 2.400 RPM.
OBS: necessitará do uso do pedal direito para manter a referência na proa.
B – Estol sem motor
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Ligar bomba elétrica.
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Mistura RICA.
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Selecionar tanque mais cheio.
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Reduzir todo o motor.
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Definir o ângulo aproximado de 30º acima do horizonte, mantendo o manche puxado até o final do seu curso.
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Ocorrendo o estol, ceder o manche, deixando o nariz do avião descer abaixo da linha do horizonte até 45º (avião em mergulho).
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Quando a velocidade de 70 à 80 mph for atingida, elevar o nariz do avião para o voo reto horizontal, ajustando a potência para 2.400 RPM.
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Desligar a bomba elétrica.
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Checar os instrumentos na radial verde.
OBS: necessitará do uso do pedal direito para manter a referência na proa. O piloto perceberá que o avião entrará em estol mais rápido na “Perda sem motor”, devido a falta de sustentação imediata na redução total do motor.
C – Estol sem motor com Flape
O Flape por ser um dispositivo hipersustentador que aumenta a sustentação do avião, a velocidade de estol com flape será menor.
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Ligar a bomba elétrica
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Mistura RICA.
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Selecionar tanque mais cheio.
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Reduzir todo o motor.
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Aplicar flape desejado (10º, 25º ou 40º).
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Definir o ângulo aproximado de 30º acima do horizonte, mantendo o manche puxado até o final do seu curso.
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Ocorrendo o estol, ceder o manche, deixando o nariz do avião descer abaixo da linha do horizonte, aguardando a velocidade de 70 à 80 mph.
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Aplicar potência, nivelando o avião para voo reto horizontal.
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Recolher os flapes gradativamente
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Acertar a potência para 2.400 RPM.
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Desligar a bomba elétrica
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Checar os instrumentos na radial verde.
D – Estol com motor em Curva
Essa é idêntica ao “Estol com motor”. Deve-se escolher pontos de referência para orientação, pois não haverá necessidade de observá-los para manter a reta.
Selecionar o tanque cheio.
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Reduzir motor para 2.000 RPM
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Cabrar o manche à um ângulo de 20º em relação ao horizonte.
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Entrar em curva com uma pequena inclinação para qualquer lado.
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Ficar atento à utilização dos comandos à medida que o avião perde velocidade – principalmente dos pedais para evitar uma entrada em parafuso.
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Ocorrendo o estol, ceder o manche abaixo da linha do horizonte.
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Quando a velocidade de 70 à 80 mph for atingida, elevar o nariz do avião para o voo reto horizontal, ajustando a potência para 2.400 RPM.
PERIGO: NÃO executar qualquer perda abaixo de 1.500 pés de altura.
FIQUE ATENDO PARA NÃO ERRAR:
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Não esquecer de escolher pontos de referência adequados
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Não esquecer de checar a área livre desabitada
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Não esquecer de seguir a sequência pré estabelecida dos procedimentos
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Não deixar de calçar os pedais para compensar as variações do torque.
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Não esquecer de colocar o comando do flape em neutro, após reduzir a RPM (perda sem motor com flape)
No final de todos os nossos post você também aprende e enriquece seu Vocabulário de Inglês diário e Aeronáutico! Aproveite também nossas dicas!
DICAS de Inglês:
Months of the Year:
- January, February, March, April, May, June, July, August, September, October, November, December
Days of the Week:
- Monday, Tuesday, Wednesday, Thrusday, Friday, Saturday, Sunday
The Seasons:
- Spring, Summer, Autumm or Fall, Winter
* Vocabulary
- a chicken sandwich = um sanduíche de frango
- an ice cream = um sorvete
- a mushroom pie = uma torta de cogumelo
- an apple pie = uma torta de maçã
- a piece of pizza = um pedaço de pizza
* Inglês Aerotécnico
Cylinder Barrel – Cilindro destacado; conforme usado em motores de avião, geralmente significa um cilindro completo, com alhetas, cabeça de cilindro, válvulas, etc.
Daily Rate – Razão diária; a variação de erro de cronômetro ou relógio em 24:00 horas.
Danger Area – Área perigosa; uma área específica, dentro ou sobre a qual poderá existir atividades que contituem um perigo potencial para as aeronaves que a sobrevoam.
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