PORTAS, COCKPIT E JANELAS – Equipamentos Auxiliares
EQUIPAMENTOS AUXILIARES DE EVACUAÇÃO DAS PORTAS
Para homologação como SAÍDAS DE EMERGÊNCIA, estes equipamentos são as ESCORREGADEIRAS (SLIDES).
Para cada porta existe também uma tira de segurança, que deverá ser usada quando a porta estiver aberta e desprovida de escada ou finger, por medida de segurança, Nas aeronaves comerciais destinadas ao transporte de passageiros, todas as saídas que estejam a mais de 2 metros de altura (estando a aeronave com todos os trens de pouso arriados), deverão estar providas de equipamentos auxiliares de evacuação, que facilitem a saída de seus ocupantes.
Nas SAÍDAS AO NÍVEL DO PISO homologadas como SAÍDAS DE EMERGÊNCIA, no caso as portas, os equipamentos exigidos são as ESCORREGADEIRAS.
Escorregadeiras automáticas são projetadas para inflar sem necessidade de comando. Ao abrir a porta, com a escorregadeira conectada, a mesma cai de seu alojamento pela gravidade, inflando automaticamente (o tempo de inflação é de 5 a 10 segundos).
As escorregadeiras que equipam as aeronaves são automáticos, em caso de falha existe um punho para inflação manual ao lado direito de quem estiver operando a saída. Puxando-se este punho, a escorregadeira inflará (manualmente). Se não ocorrer a inflação da escorregadeira, e na impossibilidade de redirecionar os passageiros para as demais SAÍDAS OPERANTES, deve-se utilizá-la como escorregadeira NÃO inflável. As escorregadeiras–barco estão equipadas com todo material necessário para sobrevivência no mar.
JANELAS DE EMERGÊNCIA
Estas janelas são encontradas nas cabines de comando e de passageiros, e dependendo do tipo de aeronave, poderão ser abertas por dentro e por fora. Quando os tripulantes da cabine de comando, numa situação de emergência não puderem sair pelas portas da aeronave, deverão se utilizar das janelas próprias da cabine de comando.
A sequência correta para a saída através destas janelas é a seguinte:
LOCO I PERNA-CABEÇA-TRONCO-PERNA.
A ilustração a seguir mostra esta sequência.
JANELAS DE EMERGÊNCIA
A quantidade de janelas de emergência existentes ao longo da cabine de passageiros varia de acordo como tipo de aeronave, e dão acesso ao extradorso da asa. São abertas manualmente, por dentro e por fora, e podem ser equipadas com equipamentos auxiliares de evacuação.
As janelas de emergência sobre as asas, por apresentarem menores dimensões, embora em alguns aviões sejam equipadas com escorregadeiras-barco, são as que terão o menor fluxo de saída. As janelas de emergência sobre as asas apresentam ainda uma série de restrições, que devem ser ponderadas antes de sua utilização, pois é nas asas que se encontram os tanques de combustível, na maioria dos aviões os motores ou turbinas também estão localizadas nas asas, além do que, num pouso forçado na terra ou no mar, os flapes poderão se danificar, transformando-se em um amontoado de ferros retorcidos e cortantes, impedindo o abandono da aeronave por aquelas saídas.
EQUIPAMENTOS AUXILIARES DE EVACUAÇÃO DAS JANELAS DE EMERGÊNCIA
Na cabine de comando, há cordas de escape, localizadas sobre cada janela (ou próximo a ela), embutidas em compartimentos.
Deverão ser utilizadas em pouso de emergência em terra, caso o tripulante não consiga chegar até as portas, e o procedimento para descer, a fim de evitar ferimentos, deverá ser mão-ante-mão.
Na cabine de passageiro, as cordas localizadas nas janelas sobre as asas têm outra finalidade, servindo para pousos de emergência no mar, estando normalmente embutidas nos encaixes das janelas.
As cordas de escape das janelas que dão acesso as asas, possuem um gancho em sua extremidade que em caso de pouso na água, deve ser engatado em uma argola fixa, localizada sobre cada seção da asa, servindo assim de corrimão, permitindo que passageiros e tripulantes se mantenham seguros sobre a asa, enquanto aguardam a entrada no bote salva-vidas.
O mar agitado e com ondas muito fortes pode jogar as pessoas na água, por isso é fundamental saber a localização exata das argolas nas asas, pois na eventualidade de estarem submersas. Será necessário localizá-las pelo tato.
ABERTURA INTERNA E EXTERNA
As saídas de emergência, são operadas tanto pelo lado interno, como pelo lado externo, sendo a exceção em algumas aeronaves, a janela esquerda da cabine de comando, que pode ser operada somente pelo lado interno. A abertura e fechamento das portas de emergência só poderá ser feita por tripulante qualificado, que observará entre outras coisas, se não existem objetos estranhos no encaixe das portas (tampas de garrafa, fitas, etc. Caso exista fogo na área externa em um dos lados do avião, só deverão ser utilizadas as saídas do lado oposto.
* Relembre como são as saídas de emergências: https://wingsescola.com.br/como-sao-as-said…ia-das-aeronaves/
No final de todos os nossos post você também aprende e enriquece seu Vocabulário de Inglês diário e Aeronáutico! Aproveite também nossas dicas!
DICAS de Inglês:
Pay Attention
- HERE (aqui)
- THERE (ali)
- OVER THERE (lá)
EX: I´m here, the book is there anda John is over there!
* Vocabulary
- no problem = sem problemas, não esquente!
- Right = certo (correto)
- sleep (to) = dormir
- soon = logo
- speak (to) = falar
- students = estudantes
- study = estudar
- that´s a good idea = é uma boa ideia!
- Then = então
- thirsty = sedento, com sede
- tired = cansado
- too = também
- we´ll soon be home = we will soon be home = nós logo estaremos em casa
- what a good idea! Que boa ideia!
- What = o que, qual
* Inglês Aerotécnico
Corrector – Corretor; um ímã, pedaço de ferro doce ou dispositivo utilizado no ajuste ou compensação de uma bússola magnética.
Costa – Qualquer peça ou parte de um avião, semelhante a uma nervura.
Counterbore – Alargamento de um furo em alguma parte de sua profundidade, por mio de perfuração.
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