VOO PLANADO – Teoria de Voo
Embora o voo planado esteja diretamente ligado com a prática de pousos de precisão sem potência, ele tem o propósito operacional específico nas operações para pousos normais e nos pousos forçados após pane de motor.
É necessário que ele seja feito o mais subconscientemente possível, porque a maior parte do tempo durante sua execução, o piloto prestará toda sua atenção a outros detalhes, que a mecânica da manobra.
O voo planado é geralmente feito próximo ao solo, a precisão da sua execução e a formação de uma técnica e hábitos apropriados são importantíssimos.
Para a execução desta manobra, iniciar com “Check de Áreas” e visualizar uma referência no prolongamento do eixo longitudinal da aeronave.
- Ligar a bomba elétrica
- Mistura RICA
- Reduzir toda potência
- Cabrar levemente o avião até a velocidade cair para 90mph
- Compensar para aliviar a pressão no manche
NOTA:
- O voo planado pode ser realizado com ou sem flape.
- Com flape à distância de planeio diminuirá, uma vez que o piloto é obrigado a aumentar o ângulo de planeio para manter 90mph.
- O ar quente para o carburador deve ser utilizado em dias com temperatura ambiente abaixo de 5 graus positivos. A cada 30 segundos, dar rajadas no motor para evitar formação de chumbo e/ou sujeira nas velas.
- Enfatizar o uso do pedal esquerdo durante o voo planado.
OBS:
- Voo Planado para Voo Reto Horizontal – para retornar ao voo reto horizontal a partir do voo planado, ainda dentro da altura de segurança, que é de 1.000 pés acima do solo, proceder da seguinte maneira:
- Cabrar suavemente o avião e ao mesmo tempo aplicar a potência, nivelando-o para voo reto horizontal e efetuar a devida compensação.
- Desligar a bomba elétrica.
- Iniciar o voo ascendente para a altitude desejada.
NOTA:
- A medida que a potência é aplicada, deve-se aplicar suavemente o pedal direito para compensar o efeito do torque do motor.
IMPORTANTE:
- A sustentação é menor que o peso
- Quanto maior o Coeficiente de Sustentação, menor o Ângulo de Planeio
- Quanto maior o Coeficiente de Arrasto, maior o Ângulo de Planeio
- Velocidade de Melhor Planeio = Permite alcançar a maior distância possível
- Quanto mais pesado, maior a velocidade de descida
- O peso não influencia a distância percorrida e nem o ângulo de descida
- Quanto mais alto, maior a velocidade de descida (Avião alto e rápido VI = 85 mph VA = 100 mph)
- A altitude não influencia o ângulo de descida (Avião baixo e devagar VI = 85 mph VA = 90 mph)
- A Velocidade Indicada não varia
- Velocidade Final = Velocidade máxima em um planeio vertical Cuidado para não ultrapassar a VNE* = * Velocidade Nunca Exceder ou Velocidade Limite
No final de todos os nossos post você também aprende e enriquece seu Vocabulário de Inglês diário e Aeronáutico! Aproveite também nossas dicas!
DICAS de Inglês:
- Currency = moeda corrente de um país (reais, dólares, etc)
- Coin = qualquer moeda (peça de metal)
- Bill = nota de dinheiro
Currency / USA
- 0.01 = a cent = a penny
- 0.05 = five cents = a nickel
- 0.10 = ten cents = a dime
- 0.25 = twenty-five cents = a quarter
- $1 = a dollar
Currency / U.K
- 0.01 = a penny
- 0.02 = two pence (two p.)
- 0.05 = five pence
- 0.10 = ten pence
- 0.20 = twenty pence
- 0.50 = fifty pence
- £1.00 = a pound
- £2.00 = two pounds
* Vocabulary
- visit (to) = visitar
- want (to) = querer
- what bad luck! = que azar! (má sorte)
- what about? = o que (você) acha?, que tal?
- what´s up? = e ai? (o que está rolando?), tudo bem?
- With = com
* Inglês Aerotécnico
Current Direction – Direção da corrente; a direção de voo incluindo modificações, se as houver, atualizado mediante autorização subsequente.
Cutoff – Posição da manete do combustível que corresponde a “todo fechado”; corte do processo de combustão de propelente sólido ou líquido, de um motor de foguete, daí provocando uma queda rápida de potência até o empuxo zero.
“Cut the Gun” – Expressão de voo, de uso bastante limitado entre alguns pilotos e que significa “reduzir a aceleração do motor e inciar um voo planado”
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