VOO PLANADO – Teoria de Voo

Voo planado - Teoria de Voo

Voo planado – Teoria de Voo

Embora o voo planado esteja diretamente ligado com a prática de pousos de precisão sem potência, ele tem o propósito operacional específico nas operações para pousos normais e nos pousos forçados após pane de motor.

É necessário que ele seja feito o mais subconscientemente possível, porque a maior parte do tempo durante sua execução, o piloto prestará toda sua atenção a outros detalhes, que a mecânica da manobra.

O voo planado é geralmente feito próximo ao solo, a precisão da sua execução e a formação de uma técnica e hábitos apropriados são importantíssimos.

Para a execução desta manobra, iniciar com “Check de Áreas” e visualizar uma referência no prolongamento do eixo longitudinal da aeronave.

  1. Ligar a bomba elétrica
  2. Mistura RICA
  3. Reduzir toda potência
  4. Cabrar levemente o avião até a velocidade cair para 90mph
  5. Compensar para aliviar a pressão no manche

NOTA:

  • O voo planado pode ser realizado com ou sem flape.
  • Com flape à distância de planeio diminuirá, uma vez que o piloto é obrigado a aumentar o ângulo de planeio para manter 90mph.
  • O ar quente para o carburador deve ser utilizado em dias com temperatura ambiente abaixo de 5 graus positivos. A cada 30 segundos, dar rajadas no motor para evitar formação de chumbo e/ou sujeira nas velas.
  • Enfatizar o uso do pedal esquerdo durante o voo planado.

    Voo planado

    Voo planado

OBS:

  • Voo Planado para Voo Reto Horizontal – para retornar ao voo reto horizontal a partir do voo planado, ainda dentro da altura de segurança, que é de 1.000 pés acima do solo, proceder da seguinte maneira:
  1. Cabrar suavemente o avião e ao mesmo tempo aplicar a potência, nivelando-o para voo reto horizontal e efetuar a devida compensação.
  2. Desligar a bomba elétrica.
  3. Iniciar o voo ascendente para a altitude desejada.

NOTA:

  • A medida que a potência é aplicada, deve-se aplicar suavemente o pedal direito para compensar o efeito do torque do motor.

    Impulso - Peso horizontal

    Impulso – Peso horizontal

IMPORTANTE:

  • A sustentação é menor que o peso
  • Quanto maior o Coeficiente de Sustentação, menor o Ângulo de Planeio
  • Quanto maior o Coeficiente de Arrasto, maior o Ângulo de Planeio
  • Velocidade de Melhor Planeio = Permite alcançar a maior distância possível
  • Quanto mais pesado, maior a velocidade de descida
  • O peso não influencia a distância percorrida e nem o ângulo de descida
  • Quanto mais alto, maior a velocidade de descida (Avião alto e rápido VI = 85 mph VA = 100 mph)
  • A altitude não influencia o ângulo de descida (Avião baixo e devagar VI = 85 mph VA = 90 mph)
  • A Velocidade Indicada não varia
  • Velocidade Final = Velocidade máxima em um planeio vertical Cuidado para não ultrapassar a VNE* = * Velocidade Nunca Exceder ou Velocidade Limite

No final de todos os nossos post você também aprende e enriquece seu Vocabulário de Inglês diário e Aeronáutico! Aproveite também nossas dicas!


DICAS de Inglês:

  • Currency = moeda corrente de um país (reais, dólares, etc)
  • Coin = qualquer moeda (peça de metal)
  • Bill = nota de dinheiro

Currency / USA

  • 0.01 = a cent = a penny
  • 0.05 = five cents = a nickel
  • 0.10 = ten cents = a dime
  • 0.25 = twenty-five cents = a quarter
  • $1 = a dollar

Currency / U.K

  • 0.01 = a penny
  • 0.02 = two pence (two p.)
  • 0.05 = five pence
  • 0.10 = ten pence
  • 0.20 = twenty pence
  • 0.50 = fifty pence
  • £1.00 = a pound
  • £2.00 = two pounds

* Vocabulary

  • visit (to) = visitar
  • want (to) = querer
  • what bad luck! = que azar! (má sorte)
  • what about? = o que (você) acha?, que tal?
  • what´s up? = e ai? (o que está rolando?), tudo bem?
  • With = com

* Inglês Aerotécnico

Current Direction – Direção da corrente; a direção de voo incluindo modificações, se as houver, atualizado mediante autorização subsequente.

Cutoff – Posição da manete do combustível que corresponde a “todo fechado”; corte do processo de combustão de propelente sólido ou líquido, de um motor de foguete, daí provocando uma queda rápida de potência até o empuxo zero.

Cut the Gun” – Expressão de voo, de uso bastante limitado entre alguns pilotos e que significa “reduzir a aceleração do motor e inciar um voo planado”

Faça parte da nossa turma: https://wingsescola.com.br/

Esteja preparado! https://wingsescola.com.br/pre-selecao/

https://wingsescola.com.br/coaching-em-grupo/

https://wingsescola.com.br/curso-preparatorio/

Venha nos conhecer! https://wingsescola.com.br/wings-escola-de-aviacao/

Deixe seus comentários e até a próxima!